Fala galera! Tudo certo?
Hoje vou falar um pouco sobre Azure Redis Cache que é baseado no popular Cache Redis, porém disponibilizado na nuvem com acesso seguro e dedicado, acessível de qualquer aplicativo no Azure; vou usar Node.js para fazer o acesso à ele mas também podemos usar tecnologias Microsoft sem problema algum.
Mas afinal, o que é Redis?
Sucintamente, é um banco NoSQL orientado à chave e valor, tanto a chave quanto o valor podem ser qualquer coisa, além de salvar strings na memória, também são armazenados conjuntos, listas, ranks e números. Também podemos fazer operações de união, intersecção e diferenças entre conjuntos, além de trabalhar com filas, adicionando e removendo elementos de maneira organizada.
Com isso esclarecido, vamos à prática! 😀
Começando com a criação do Redis Cache no Azure, basta entrar no portal, escolher a opção “Dados + Armazenamento” e logo após, “Cache Redis“, veja:
Entre com um nome para o DNS e em seguida clique em “Criar“:
Com o cache criado, navegue até as chaves de acesso, e copie a chave primária, você vai precisar dela para autenticar as requisições:
Em seguida, navegue até “Acessar Portas” e desabilite a opção “Permitir acesso somente via SSL“, estamos fazendo isso porque o node client ainda não tem suporte à SSL.
Belezura, agora com tudo pronto, vamos partir para a aplicação, antes de qualquer coisa, precisamos instalar o redis, basta executar o seguinte comando:
npm install redis
Com isso feito, a codificação fica da seguinte maneira, a variável “client” é onde estão as minhas credenciais, vocês podem ver o “set” e o “get” no cache com seus respectivos métodos:
E o resultado fica assim, começando pelo “set“:
Depois do valor setado, fazemos o “get“:
Fácil de mais né galera!?
Os exemplos de código estão disponíveis no GitHub: https://github.com/vmussak/nodejsAzureRedisCache
Por hoje é só, qualquer dúvida ou sugestão, estou à disposição! Até mais 😀