Fala galera! Espero que esteja tudo certo com vocês!
Vou iniciar uma série, chamada “Dev fast tips”, onde vou dar algumas dicas rápidas e bastante úteis em nosso dia-a-dia. Hoje vou começar falando sobre operadores ternários; um assunto bastante simples, porém ainda vejo que bastante gente não conhece, não usa, ou tem dificuldade para usar. Bora lá?
Mas afinal, o que é um operador ternário?
O operador ternário é um cara bastante simples e serve basicamente para validar uma operação “if / else” que vai retornar um valor booleano (true ou false).
O nome “ternário” vem do fato de o operador possuir três partes, que são separadas pelos caracteres “?” e “:“, como no exemplo abaixo:
algumaCondicao ? valorCasoSejaVerdadeira : valorCasoSejaFalsa;
Isso pode substituir por exemplo, uma condição de if / else parecida com essa:
Olha só quantas linhas nós economizamos! 😀
Legal, entendi! Quero mais exemplos!
Estou utilizando JavaScript para realizar os exemplos, pois é uma linguagem deveras dinâmica, onde podemos considerar que zero, null, undefined, NaN e acreditem, inclusive o próprio false, podem assumir o valor “false“. Como vocês podem ver a seguir:
Podemos simplificar por exemplo a situação a seguir, onde preciso verificar se tem itens em uma lista:
Podemos utilizar o operador ternário para fazer o seguinte:
Já diminuímos o código para apenas 1 linha, e vejam só, podemos deixá-lo ainda mais elegante, e de várias formas diferentes:
Simples né?
Espero que tenham gostado, e para os que ainda não utilizam, que comecem a desfrutar das vantagens do operador ternário e da magia do JavaScript rsrs.
Caso tenham alguma sugestão de dicas rápidas, mandem por favor! Vou adorar recebê-las!
Por hoje é só, qualquer dúvida ou sugestão, estou à disposição! Até mais 😀