Introdução ao MEAN

Fala aí galera!

Recentemente comprei um livro sobre o MEAN, pra fugir um pouco de tecnologias Microsoft, já estava ficando cansado de .NET rs , pra quem se interessar, o livro é este:

MEAN

Vou dar uma pequena introdução, pra quem nunca ouviu falar sobre MEAN, e logo mais posto mais coisas sobre o assunto, ok!? Enfim, bora começar!

O acrônimo MEAN foi cunhado em 2013 por Valeri Karpov do time do MongoDB para denotar o uso de uma stack completa para desenvolvimento de aplicações envolvendo MongoDB, Express, AngularJS e NodeJs.

MongoDB

O MongoDB é um banco de dados não relacional (NoSQL)  flexível e escalável, no contexto da MEAN Stack o MongoDB fica com a parte do armazenamento de dados, que fica salvo em um formato similar ao JSON, é um banco de dados fracamente tipado, e por isso a responsabilidade de persistir e validar estes dados fica com o desenvolvedor.

Express

O Express é um framework web ligth-weight que ajuda na organização da aplicação na arquitetura MVC(Model-View-Controller) no lado do server. Dentre outras funções ele disponibiliza REST endpoints que são consumidos pelo AngularJS.

AngularJS

O AngularJS é um framework MVW(Model-View-Whatever) no lado do client, destinado para SPA(Single Page Application) criado pelo Google, ele permite a extensão do HTML para manipulação de dados, assim sendo, a renderização das páginas não fica mais no server e sim no client, com ele podemos deixar o JQuery de lado 😀 e manipular o DOM de maneira bem mais simples.

NodeJS

O NodeJS é uma plataforma para aplicações JavaScript. Seus pacotes são gerenciados pelo npm. Pra quem tá acostumado com o trampo de subir uma aplicação no IIS, o Node é lindo rs.

Por hoje é isso, na próxima vamos instalar alguns componentes pra brincar com NodeJs e fazer um Hello World!
Até mais

Qualquer dúvida ou sugestão, estou à disposição!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s