NodeJS
O NodeJS é a base do nosso projeto, por isso é o assunto da primeira parte da série sobre MEAN, então bora começar!
Instalação do NodeJS
A instalação do Node é bastante simples, basta acessar o seu site(nodejs.org) e clicar no botão “Instalar”; o navegador irá baixar a versão mais recente, então é só seguir o assistente de instalação e fica tudo certo.
Pra verificar se o NodeJS for instalado corretamente, basta executar um “node -v
“, e será mostrada a versão atual.
Express
Como foi dito na Introdução ao MEAN o express é um framework web ligth-weight que ajuda na organização da aplicação no modelo MVC… “Ah, beleza! Mas no que ele vai me servir?”, simples! Ele vai facilitar a sua vida, é um facilitador, vamos ver um código sem o uso dele, e posteriormente um com o uso.
Em um diretório qualquer crie o arquivo server.js com o seguinte código:
Para testar, basta abrir a URL: localhost:3000 no seu navegador, e verá o resultado:
Servidor do NodeJS sem Express!
Show, o servidor está de pé, mas convenhamos, está um pouco limitado, e se quisermos acessar um recurso de uma URL diferente? E se quisermos usar templates? A lista de necessidades vai crescendo, e é aí que entra o Express! Ele estende as capacidades do servidor padrão do Node.js adicionando middlewares e outras capacidades como views e rotas.
Com o uso do Express, substituiríamos a função de callback pelo seguinte código:
talvez agora não pareça tão facilitador, mas nos próximos posts veremos que facilita a nossa vida! E por falar em próximo post, vai ser lá que começaremos a brincar de verdade 😀 Na sequência dessa série, faremos um aplicativo de lista telefônica, onde dá pra usar bastante recursos e aprender bastante coisa. Por hoje é só, e até a próxima!
Qualquer dúvida ou sugestão, estou à disposição!